12/14/2022

XLVIII-Contra-Espionagem Industrial e Internacional



I-O que é ?

A espionagem é um conceito que existe há milênios, desde os primórdios da civilização que, de uma maneira ou outra, a espionagem era feita. Mas esta atingiu a sua plenitude durante a Guerra Fria, onde, na altura, os E.U.A. e a União Soviética disputavam informações estratégicas no cenário mundial.
Após a Guerra Fria, a atividade de Espionagem virou-se então para a área comercial, financeira e industrial.
A Espionagem Industrial pode ser definida por uma ação de pessoas ou grupos, que no seu interesse ou interesse de terceiros, têm como objectivo obter informações confidenciais ou segredos comerciais sem a autorização dos detentores dessa informação, com fim de se alcançar uma certa vantagem econômica. Com o tempo, a espionagem industrial tem tomado uma definição mais alargada. Por exemplo, tentativas de sabotar uma empresa, pode ser considerado espionagem industrial, desta maneira, e com o avanço das tecnologias, malware e spyware entraram no âmbito de espionagem industrial

II-Informação alvo

Não existe uma informação alvo na atividade da espionagem, em qualquer ramo, numa determinada empresa, se pode obter informação sobre os seus rivais de forma a que esta permita obter vantagem. Isto pode acontecer no campo das tecnologias, como bens de consumo, como vestuário. Tudo onde haja competividade e informações confidenciais sobre o que uma empresa produz, pode ser alvo da Espionagem Industrial.

III-Ferramentas usadas

No campo da espionagem tudo vale para se conseguir aquela informação que tanto se quer. O mais comum e utilizado, é recorrer a análise do lixo duma empresa, na esperança de que um funcionário mais distraído tenha deitado informação mais delicada ao lixo. Passa também pela infiltração na empresa por parte de uma agente, muitas vezes disfarçado como um funcionário da própria empresa ou, também usado frequentemente por empresas de prestação de serviços (limpezas, técnicos, etc). Uma vez infiltrado, recorre-se a um inumerado conjunto de estratégias, como por exemplo, a recolha fotográfica de documentos mais sensíveis, a colocação de escutas telefônicas ou em locais mais sensíveis, etc. Com o avanço das tecnologias, novos meios de espionagem/sabotagem foram aparecendo, recentemente malware e spyware são utilizados para isso, bem como trojans ou key-loggers, permitindo assim o acesso remoto a informação muitas vezes confidencial, mas claro, este tipo de abordagem, está muito dependente dos utilizadores dos terminais nas empresas a ser alvo da espionagem.

IV-Medidas de Proteção

A prevenção da espionagem industrial, começa primariamente nos trabalhadores de todas as empresas, já que, maioritariamente as fugas de informação ocorrem devido a desleixos de trabalhadores, trabalhadores insatisfeitos, subornos ou chantagens aos mesmos.
Tomar sempre atenção ao lixo da sua empresa. Muitas das fugas de informação surgem de fragmentos que são recolhidos do lixo, deitados lá por trabalhadores quer por desleixo ou por julgarem não ser importante. O ideal era destruir toda e qualquer informação em papel que seja atirada ao lixo, informação muito sensível deve ser guardada com extrema precaução e evitar que haja cópias em papel.
Ao solicitar um determinado serviço a uma empresa contratada, verifique as credenciais do profissional que eles enviam e certifique-se que é absolutamente necessário, principalmente em serviços do tipo:

- Técnicos de telecomunicações
- Técnicos de informática
- Técnicos de manutenção de equipamentos
- Equipas de limpeza
- Eletricistas
- Técnicos de alarme.

E acima de tudo, tenha alguém de confiança a acompanhar estes profissionais, durante a estadia na empresa.
Devido aos novos ataques derivados da globalização da internet, os computadores são armas contra a própria empresa se não forem bem administrados. Por isso, garanta que tem um profissional de confiança a administrar a rede interna e cada um dos computadores que possui, de forma a evitar o aparecimento de software malicioso, quer por desleixo ou má vontade dos seu trabalhadores.

V-Mais algumas precauções a ter em conta:

- Desenvolver um senso comum de responsabilidade em matéria de segurança.
- Limite o acesso físico de estranhos aos computadores.
- Limite o acesso por software. Use chaves não convencionais.
- Nunca deixe um terminal ativo. Sempre encerre sua sessão.
- Comunique as invasões suspeitas e/ou dados alterados.
- Apague os discos antes de se desfazer deles ou transferi-los para outro usuário desmagnetizando-os .
- Desligue o PC da rede quando não for usar.
- Os computadores com acesso via telefone precisam de proteção de acesso.
- Não use software emprestado ou pedido.
- Faça um back up dos seus dados frequentemente.
- Formate ou retire os discos rígidos antes de inutilizar os computadores obsoletos.
- Não fale sobre a segurança do seu sistema com ninguém que não conheça, não importando o que eles lhe digam.

VI-Consequências

Espionagem Industrial, à primeira vista, pode apenas trazer problemas e desvantagens para as empresas, mas olhando mais a fundo, podemos notar que pode trazer algumas benesses as empresas e sem dúvida ao consumidor final.
Apesar de trazer problemas as empresas, visto terem investido numa determinada tecnologia e depois verem a concorrência obtê-la sem qualquer esforço financeiro, podendo assim obter mais lucros fruto daquela descoberta, a Espionagem também aumenta o nível de concorrência do mercado, proporcionando assim uma melhor oferta para o consumidor, resultando em melhores preços. é por esta razão que em alguns países a espionagem industrial é aceite e incentivada.
Outra das consequências é o eventual aumento de rivalidade e tensão entre as empresas, podendo levar a atividades mais extremas da espionagem industrial, a sabotagem. Isto por vezes leva mesmo as empresas a falência, se a sabotagem for suficientemente bem executada.
é claro que dependendo do sector que estão inseridos. Num sector de puramente competição, por exemplo Fórmula 1, esta espionagem é proibida e banida, havendo sérias sanções a uma empresa que se prove ter recorrido a estes meios.

Fontes: Referências

Wikipedia Inglesa: Industrial Espionage
Wikipedia Inglesa: Espionage
Artigo sobre crime informático
Notícia sobre espionagem na Fórmula 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário