12/14/2022

XXXV-Investigação Imobiliária para o Detetive Particular


Golpes imobiliários acontecem sempre. Como em qualquer outro negócio, o mercado imobiliário está propenso a fraudes, e o comprador precisa ter todos os cuidados para não sair perdendo, uma vez que, nesses casos, o valor que se perde é geralmente muito alto.

Venha conhecer os principais golpes imobiliários e como você pode evitar que aconteça com você:

1.   DOCUMENTOS FALSOS

Este é o tipo mais comum de golpe, quando o vendedor forja a documentação do imóvel e toma o lugar do proprietário. A falsificação pode ser feita com a identidade, com as certidões do imóvel e com certidões negativas sobre ônus que recaem sobre a propriedade. O falsário pode até mesmo apresentar documentação falsa do verdadeiro proprietário. Se você estiver interessado num imóvel e surgir alguma desconfiança sobre a documentação, procure as certidões no cartório antes de fechar negócio.

2.   VENDA PARA TERCEIROS

Se o dono do imóvel estiver com seu nome restrito, no SPC e SERASA, vendendo o imóvel para uma pessoa que tem ficha limpa e esta pessoa vender o imóvel a um terceiro, caso haja ônus sobre o imóvel ou dívidas do verdadeiro proprietário, a venda do imóvel pode ser anulada. Confira bem todas as condições e procure saber se o imóvel está livre de ônus.

3.   ASSINATURA DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA

A exigência de assinatura de promessa de compra e venda de um imóvel obriga o interessado a fazer a compra, estabelecendo condições para essa transação e determinando penalidades no caso de não cumprimento do compromisso. Não assine se não tem realmente interesse na compra, ou se precisa pensar sobre o assunto.

4.   VENDA SEM CONSENTIMENTO DO CÔNJUGE

Se o imóvel estiver em nome de um casal, não poderá ser vendido sem o consentimento do cônjuge, e isso é válido para qualquer regime de casamento, até mesmo para aqueles com separação total de bens. Um imóvel vendido sem o consentimento do cônjuge pode ter a venda anulada.

5.   COBRANÇA DE SINAL PARA RESERVA DO IMÓVEL

Este é um golpe comum, com a cobrança de um sinal para reservar o imóvel. Diante da justiça, a função do sinal é indenizar a parte vendedora no caso do comprador não cumprir com o contrato. Você tem o direito de analisar a viabilidade da compra, estudando a documentação sem pagar qualquer sinal.

6.   VENDA DE UM IMÓVEL PARA PESSOAS DIFERENTES

Este tipo de golpe já aconteceu no Brasil. O vendedor falsifica os documentos de propriedade de um imóvel e vende a propriedade para diversas pessoas. Este é um caso que pode render anos de espera para ou reaver o dinheiro (o que é muito difícil), ou conseguir a propriedade do imóvel.

7.   FALSO CORRETOR

Um anúncio de venda de imóvel em jornal, informando que a chave está na portaria, pode atrair um falso corretor. Ele mesmo pode se mostrar interessado no imóvel e pedir as chaves, tirar um molde em cera e, tendo livre acesso, levar interessados, convencer a pagar o sinal para reservar o imóvel e, em seguida, desaparecer.

Abaixo está um vídeo (exclusivo do curso Expert em Imóveis) onde mostramos, através de uma animação o Golpe da Carta Contemplada, ou seja, o golpe que vendedores aplicam vendendo consórcios com carta de crédito já contempladas. Dizendo que você tem, em tese, o acesso imediato ao crédito, de forma fácil e sem esperar pelo sorteio.

Recomendamos ao negociar um imóvel com um corretor, efetua consulta ao CRECI do seu estado. Abaixo esta o link do CRECI de cada estado, aonde você poderá consultar o corretor de imóveis que estará lhe atendendo.

8.   LOTEAMENTO INEXISTE OU LOCALIZAÇÃO ERRADA

Vender imóveis em plantas, sem especificar a sua verdadeira localização ou levar o interessado para verificar no local é golpe antigo. Você pode cair no golpe de comprar um lote que não corresponde ao registro do imóvel ou mesmo ter um lote numa área inexistente.

9.   PROPRIETÁRIO EM VIAGEM

Este é um golpe também antigo. O corretor diz que o proprietário está viajando, como vai demorar, pode alugar o imóvel por um preço bem abaixo do mercado. O golpe pode ser aplicado através das chaves na portaria. Quando você alugar o imóvel, terá em mãos um contrato falto e um corretor fora de suas mãos, desaparecido.

Estes são os golpes imobiliários mais comuns de estelionatários e falsos corretores. Para não cair em qualquer golpe e ficar no prejuízo, você tem o direito de exigir toda a documentação, verificar tudo com muito cuidado, procurar você mesmo pelas certidões em cartórios, verificando o número de registro da documentação oferecida pelo falso vendedor, enfim, tomar todas as precauções necessárias para, na hora da compra, não perder dinheiro.

Em qualquer transação com imóveis, só feche negócio quando tiver certeza do que está fazendo. Verifique o imóvel no local, veja as condições em que está e, se necessário, peça a outro corretor uma avaliação para saber se está pagando o preço justo.

Compra de imóvel exige esses cuidados, a menos que você tenha a confiança na imobiliária ou no corretor, que são, preferencialmente, aqueles que você deve procurar na hora de comprar um imóvel. Não acredite na palavra de alguém que se faz passar por corretor, confiando num sorriso aberto ou numa atenção demasiada.

O seu dinheiro deve ser bem aplicado, já que foi ganho com muito suor e sacrifício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário