12/13/2022

II- A Vida de Vidocq












Este Assunto é da Apostila:
Academia Sul Americana de Investigações LTDA.

A VIDA DE VIDOCQ


Foi, até 35 anos, uma série tumultuada de aventuras. Filho de um padeiro foi soldado, marinheiro, penitenciário (por ter espancado um oficial que lhe seduzira a namorada).
1.809 - As ruas de Paris eram campo de operações para as bordas de criminosos, pois as guerras de Napoleão afrouxaram os limites da sociedade, a onda de crimes atingiria Paris, seu ponto culminante.

O momento apresentara-se maduro para o aparecimento de um homem esperto - Eugene François Vidocq. Passou na prisão, anos ao lado dos mais terríveis criminosos. Conseguiu, em 1799, levar a efeito sua terceira fuga da prisão aparentemente à última - e, durante 10 anos, passou a viver em Paris como negociante de roupas usadas.Durante todos esses anos, entretanto, seus antigos companheiros da prisão viviam ameaçando denunciá-lo, e Vidocq, tomou uma decisão: o Dirigiu-se a PREFECTURE DE POLICE e ofereceu-se para transmitir-lhes o conhecimento que, durante todo aquele tempo, sabia.Tudo que pedia em paga era que o libertassem da ameaça de prisão que pairava sobre a sua cabeça. O Para dissimular o papel que devia exercer, providenciaram contra ele, um mandado de prisão simulado. VIDOCQ instalou uma espécie de quartel general num edifício de Petit Rue Saint-Anne.Ele próprio escolheu os auxiliares. A princípio empregou 4, depois 12 e, mais tarde 20 antigos condenados, os quais remunerava usando uma verba secreta. Num único ano, ele e seus auxiliares prenderam 812 assaltantes e trapaceiros em geral e limparam os covis de criminosos nos quais, até então, inspetor algum ousara entrar.
Em pouco tempo à agência de VIDOCQ passou a chamar-se Sûrete (Segurança). VIDOCQ colocava regularmente seus homens na prisão, por meio de mandados simulados, e tirava-os dali, depois, também por meio de mandados frios. Obtinha deste modo, uma inesgotável fonte de informações.VIDOCQ exonerou-se do cargo em 1833, porque o novo prefeito de polícia, Henri Gisquet, não mais quis permitir que a força policial de Paris fosse formada de antigos condenados. Assim,Vidocq tornou-se negociante, escritor e fornecedor de idéias para grandes romancistas.Cercado de admiração e de respeito, embora consciente de ser desprezado por enorme multidão de inimigo.

Fonte: Apostila Academia Sul Americana de Investigações Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário