12/13/2022

L- Noções de SBV para Detetives Profissionais



I-O SBV:

Suporte Básico de Vida (SBV), é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima até a chegada da equipe de emergência. Traçando um padrão para atendimento, tendo objetivo principal não agravar lesões já existentes ou gerar novas lesões (iatrogênicas). Um rápido SBV proporciona até 60% de chance de sobrevivência.

Bombeiros-e-Primeiros-Socorros-1, você sabe o que fazer se, em algum momento alguém na sua casa, trabalho, faculdade, supermercado ou shopping (…) passar mal e cair e você verificar que ela não está respirando ou está com respiração anormal?

1º PASSO: Reconhecimento imediato de uma possível parada cardiorrespiratória (PCR)Chamar a emergência, o SAMU. Se a sua cidade não possuir SAMU, chame os bombeiros ou qualquer outro sistema de atendimento de emergências. Caso você se encontre em um lugar público, aeroporto, shopping, rodoviárias, supermercado, pergunte e solicite por um DEA.

2º PASSO: Inicie a RCP, fazendo compressões torácicas efetivas, no mínimo 100 compressões por minuto, com uma profundidade de 5cm, posicione o “calcanhar da mão” (região hipotenar da mão) no centro do tórax, aproximadamente na linha dos mamilos, mantenha os braços esticados, relação compressão-ventilação de 30:2. Essas compressões dever ser fortes e muito rápidas. Você vai cansar, então já oriente alguém para ficar atento, pois em algum momento será necessário fazer uma troca com você, para assumir essa tarefa. A importância das compressões existe, justamente por serem elas que irão irrigar o cérebro, dessa maneira estamos preservando as faculdades cerebrais da pessoa.

3º PASSO: Se você tiver a sua disposição o DEA, é agora que você vai utilizá-lo. Posicionando as placas de contato e o sensor do aparelho conforme a indicação neles existente. E então ligar o aparelho, ele fará uma análise da situação da pessoa e dará as instruções como: continue as compressões ou compressões ineficientes (isso quer dizer que precisa de mais vigor e velocidade) ou até mesmo afaste-se, para que o choque seja efetuado. O que pode tirar a pessoa da parada cardiorrespiratória é esse choque. Porém se você não tiver um DEA ao seu alcance, mantenha o 2º passo constantemente, até a chegada do socorro.

4º PASSO: Será a chegada do SAV. Agora o trabalho será feito pelos profissionais da emergência. Passe todas as informações que você achar necessárias para colaborar com o atendimento dos médicos e enfermeiros.

5ª PASSO:  Cuidados pós-PCR integrados, aqui o atendimento já está ocorrendo dentro da ambulância a caminho do hospital e lá no hospital. E a sua tentativa de ajudar a preservar uma vida foi feita.

A capacitação do leigo para o atendimento precoce em situações de emergência e instituição do suporte básico de vida (SBV) é fundamental para salvar vidas e prevenir sequelas.

O suporte básico de vida (SBV) compreende etapas que podem ser iniciadas fora do ambiente hospitalar e realizadas por leigos, devidamente capacitados e informados, aumentando a sobrevida e diminuindo as sequelas das vítimas de PCR.

A simples atuação de um leigo que rapidamente reconhece uma PCR e chama por socorro especializado previne a deterioração miocárdica e cerebral. Existem evidências sobre a redução da mortalidade em vítimas de PCR que receberam, de maneira imediata, as manobras de RCP por voluntários e obtiveram a preservação das funções cardíaca e cerebral.

Fonte: Por Rodrigo Santana, Especialista em Segurança Contra Incêndio e Pânico em Edificações.
Rodrigo Santana
Especialista em Segurança Contra Incêndio e Pânico em Edificação
Comandante do Grupamento Tático Resgate
Coordenador e Professor de Projetos do INEC
(contato.santana@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário